quinta-feira, 6 de maio de 2010

Lição 06 – A Soberania e a Autoridade de Deus


Meus amados irmãos, na lição de domingo teremos um assunto maravilhoso para falarmos aos nossos alunos: A soberania e autoridade de nosso Deus!

Tenha em mente que você estará ministrando para crentes, é importante observar esse fato, pois nós não precisamos criar polêmicas com assuntos que envolvem questões como predestinação e eleição. Você é mestre, e com certeza é uma pessoa idônea para o trabalho de ensino e deve gozar de credibilidade diante de seus alunos e da congregação em geral.

Então, seja sábio e mostre para seus alunos as aplicações práticas dessa lição de maneira que você glorifique o nome de Deus mostrando-O como o Deus dos deuses, o Senhor dos senhores, o Rei dos reis, O Primeiro e o Último, e diga aos seus alunos que nosso Deus é o TODO PODEROSO e que desde os dias da antiguidade até os dias de hoje não se viu e nem se ouviu falar de um Deus tão grande quanto o Nosso Deus, ALELUIA!!!

VERDADE PRÁTICA: Ninguém poderia exercer o domínio sobre a humanidade com tanta justiça e amor senão o nosso Deus.

SUBSÍDIO BÍBLICO

Jeremias foi levado até a olaria para aprender uma lição preciosa: Deus é soberano sobre nossas vidas, e Ele sendo o oleiro, pode fazer com a humanidade aquilo que achar que deve ser feito.

O ser humano não consegue viver distante de Deus, pois foi Deus quem o criou. E como Criador de tudo, Ele tem direito de estipular as regras que Ele quiser. Precisamos entender que todos os mandamentos de Deus para o homem são orientações para que o homem viva bem. O ser humano tenta levar esse assunto por outro lado, fazendo de Deus um Deus autoritário que exige obediência cega de todos, mas a verdade é bem diferente disso.


A maior prova de que Deus é a pessoa mais indicada para ser o Soberano de nossas vidas, é que Ele decidiu nos amar de uma maneira tão grandiosa, que enviou seu Filho Jesus para resolver os problemas que a humanidade não tinha nenhuma condição de resolver, a saber nossa separação de Deus (separação essa que só veio a existir por causa da desobediencia de Adão e Eva no Jardim). Essa separação, se daria nesta vida e se estenderia após a morte, por toda a eternidade. Por isso, quando falamos da soberania de Deus, vem a tona um assunto que infelizmente até os dias de hoje vem trazendo dúvidas a muitas pessoas, a eleição e a predestinação.

Nesta aula, você precisa deixar claro aos alunos que existem idéias erradas sobre a predestinação e eleição, no entanto, essas idéias não resistem se forem confrontadas com a Palavra de Deus. Observe:

“O Calvinismo baseia a sua doutrina da predestinação na perspectiva de que Deus predestina previa e absolutamente a humanidade, escolhendo entre os homens aqueles que irão salvar-se e aqueles que vão ser condenados. Esta doutrina tira ao Homem qualquer possibilidade de rejeitar ou aceitar livremente a graça divina”. (Wikipédia) (adaptação minha).

Ou seja, se formos considerar o calvinismo como verdade, nós teríamos que esquecer a maioria dos ensinos bíblicos.

ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade”, (Ef 1:4-5)

“... nos elegeu...” (v. 4) - “A palavra traduzida como “elegeu”, significa selecionar e implica em escolher dentre muitos. A escolha é descrita como tendo ocorrido antes da Criação e, portanto dificilmente dependeria de qualquer coisa que o escolhido tivesse feito. A escolha também é descrita como tendo ocorrido “em Cristo”. Em resumo, o nome de Cristo exclui qualquer mérito e qualquer vaidade que os homens tenham de si mesmos, pois quando Deus mostra que somos escolhidos em Cristo, a conseqüência é que nós não fizemos por merecer esta benção através de nossas próprias qualidades.

“...nos predestinou...” (v. 5) – A palavra predestinou significa “marcar antes do tempo” e é encontrada 6 vezes no NT. É útil comparar outros usos da palavra para entender a maneira como ela é usada nas Escrituras. Em Atos 4:28 está escrito que os eventos associados com a morte de Jesus, e que nela culminaram, eram exatamente o que a mão e o conselho de Deus tinham anteriormente determinado que havia de acontecer. O texto em I Co 2:7 fala do plano de Deus para nos redimir por intermédio de Cristo como alguma coisa ordenada antes dos séculos para a nossa glória. Um exame destas passagens indica que todo o processo da salvação, incluindo especificamente a morte de Jesus, nossa adoção na família de Deus, nossa transformação á semelhança de Jesus, tudo isso foi planejado e executado conforme Deus tinha decidido de antemão.
Outra expressão deixa clara esta ênfase. Tudo o que Ele fez foi “conforme o seu propósito, segundo o conselho de sua vontade” (Ef 1:11). Aqui “vontade” é usado 21 vezes no NT, das quais não menos que 15 expressam a vontade de uma escolha que é feita. Deus está completamente satisfeito com as Suas escolhas.

Finalmente, “propósito" e usado em relação aos objetivos de Deus . No caso de um déspota, estas palavras parecerão verdadeiramente ásperas e impiedosas. Mas precisamos nos lembrar de que o caráter da Pessoa que escolhe, predestina e deseja, dá a conotação destes termos (ou seja, estipula as regras a serem seguidas - observação minha). Paulo não hesita em apresentar a Deus como sendo totalmente soberano na distribuição de suas bênçãos. Mas Paulo também nos lembra de que a escolha de Deus deve ser compreendida em vista de seu amor e de sua graça. ( Comentário Histórico – Cultural do Novo Testamento, p. 421 – com adaptação)


Na realidade esse tema não é simples. Se nós formos adiante, nós iremos nos deparar com a questão da soberania versos livre-arbítrio, teríamos que explicar a respeito da onipotência de Deus, da onisciência divina, da presciência, etc... Sendo assim, fica bem mais fácil usarmos um exemplo bíblico para aprendermos sobre a soberania de Deus e o privilégio que nós recebemos da parte de Deus de podermos ser filhos do Altíssimo ( Jo 1:12) mediante a fé em Jesus. Vamos ao exemplo:

“E, chegando o rei Davi a Baurim, eis que dali saiu um homem da linhagem da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera, e, saindo, ia amaldiçoando. E atirava pedras contra Davi, e contra todos os servos do rei Davi; ainda que todo o povo e todos os valentes iam à sua direita e à sua esquerda. E, amaldiçoando-o Simei, assim dizia: Sai, sai, homem de sangue, e homem de Belial”. (II Sm 16:5-7)

“Depois mandou o rei Salomão, e chamou a Simei, e disse-lhe: Edifica-te uma casa em Jerusalém, e habita aí, e daí não saias, nem para uma nem para outra parte. Porque há de ser que no dia em que saíres e passares o ribeiro de Cedrom, de certo que sem dúvida morrerás; o teu sangue será sobre a tua cabeça. E Simei disse ao rei: Boa é essa palavra; como tem falado o rei meu SENHOR, assim fará o teu servo. E Simei habitou em Jerusalém muitos dias”. (I Reis 2:36-38)

Simei foi um homem que desonrou ao rei Davi de forma terrível. Ele amaldiçoou o rei publicamente, atirou pedras no rei e nos seus servos, chamou-o de homem de belial mostrando todo o desprezo que ele sentia pelo rei Davi. No entanto Davi ignorou essa atitude de Simei, não mandou prendê-lo, não mandou castigá-lo, e nem disse palavra alguma contra aquele homem. Passa-se o tempo, Davi estava velho e então chega a hora de seu filho Salomão se assentar no trono para reinar sobre o povo de Deus. Uma das primeiras atitudes que o rei Salomão toma, é de mandar chamar na sua presença o tal homem que havia desonrado o seu pai, o rei Davi. Bem provavelmente esse homem se amedrontou com essa ordem de se apresentar diante do filho do rei, que agora assumiu o trono, pois ele sabia muito bem que havia desrespeitado Davi naquela ocasião e seria digno uma condenação de morte para ele.
Porém, quando Simei se apresenta ao rei, pronto para receber uma palavra de condenação, ele é surpreendido com uma palavra que ele não esperava ouvir: O rei determina que ele permanecesse em Jerusalém , e ele surpreso declara alegremente: “Boa é essa palavra; como tem falado o rei meu SENHOR, assim fará o teu servo. E Simei habitou em Jerusalém muitos dias”.(I Rs 2:38)

Essa história retrata claramente a situação da humanidade perdida. Antes de sermos alcançados pelo grande amor de Deus, desrespeitamos e desonramos o REI dos reis com nossas atitudes erradas, pecaminosas. E por nossos feitos vergonhosos, merecíamos ser condenados à morte, porém o Filho do REI (Jesus), na sua imensa bondade, decidiu que ao invés de nos condenar pelos insultos ao REI, lançaria sobre nós uma palavra de benção! É importante lembrar que no caso de Simei, o castigo que ele esperava acabou se tornando em uma grande benção, pois para um israelita, não existe privilégio maior do que morar na Cidade Santa, Jerusalém!
Nós na verdade merecíamos a morte por causa de nossas atitudes que desonravam o PAI, no entanto, o FILHO quis nos agraciar com essa benção maravilhosa, uma vida na cidade santa, a Nova Jerusalém!!!

Depois de receber essa benção, Salomão estipula uma regra para ser observada: Simei não poderia deixar os limites da cidade. " Depois mandou o rei, e chamou a Simei, e disse-lhe: Edifica-te uma casa em Jerusalém, e habita aí, e daí não saias, nem para uma nem para outra parte.
Porque há de ser que no dia em que saíres e passares o ribeiro de Cedrom, de certo que sem dúvida morrerás; o teu sangue será sobre a tua cabeça". (I Reis 2:36-37) .
Que há de se fazer? Aquele que poupou a vida dele, agora tinha direito de criar limites para Simei.


Amados, Deus é soberano, e por esse motivo ele foi contra o bom censo, pois, por causa dos nossos erros merecíamos morrer, mais ele quis nos dar vida! Mas por tudo isso, Deus se vê no direito de impor limites aos homens. Esse fato deixa muitos sem entender. Como pode ser que uma criatura que tenha sido tão mal no passado, tenha direito à vida eterna caso ele se arrependa de seus erros e receba Jesus como seu Senhor e Salvador?
Como diz o côro do hino 169 da Harpa Cristã, “Ó porque Jesus me ama? Eu não posso t’explicar! Mas a ti também te chama, Pois deseja te salvar!”

Como não confiar na direção e nas decisões de um Deus tão maravilhoso quanto o nosso? Fiquemos tranqüilos, pois sabemos que todo o poder está nas mãos de um Deus Santo e Justo!!!

Por : Prof. Nei Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário