Dicas

DICAS PEDAGÓGICAS

Professor, seja o exemplo! Mostre para os alunos o seu compromisso com Deus, sendo uma pessoa obediênte a Palavra. (I Tm 4:12b) , "...torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza".

Tenha prazer em ler e meditar na Palavra, pois esta é a maneira de se conhecer as Escrituras e ouvir a voz de Deus. (Sl 1:2) - "Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite".

Questione a si mesmo: dentro da lição proposta, o que meu aluno precisa aprender? A resposta será o conteúdo da aula.

Estude muito bem o conteúdo estabelecido. Pesquise, consulte a bibliografia. (Rm 12:7) - "...se é ensinar, haja dedicação ao ensino".

Determine os objetivos da sua aula e lembre-se: eles são direcionados ao aluno.

Faça sempre seu plano de aula. Ele será seu roteiro e guia.

Conheça seus alunos. Fale a língua deles. (Mc 4:26) - "E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra..."

Seja pontual. Chegue à sala a tempo de preparar seus materiais didáticos e aguardar a chegada dos alunos. Eles merecem seu carinho e atenção e assim você exercita a disciplina interior.

Faça sempre uma atividade inicial. Ela irá despertar o interesse do aluno para a aula.

Deixe claro para os alunos qual o assunto do estudo do dia. Eles precisam se preparar mentalmente para a aula.

Use estímulos visuais. Um bom recurso visual torna o assunto mais concreto. (Mt 21:19) - "E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. 20 E os discípulos, vendo isto, se maravilharam..."

Professor, sua presença é muito importante na sala de aula. Use seu comportamento para variar a situação de estímulo, movimentando-se, mudando o tom da voz, gesticulando e interagindo com os alunos.

Não seja exibicionista, seja claro e direto nos assuntos expondo o conteúdo numa linguagem inteligível.

Procure observar a seqüência lógica dos assuntos. A aprendizagem precisa de ordenação. Um assunto deve ser pré-requesito para outro que o complementa.

Não esqueça que a aula é sobre assuntos espirituais que serão aplicados à vida cotidiana do seu aluno, por isso, relacione os conteúdos com a vivência deles. (Mt13:33) "Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado".

Faça atividades em grupo. Socializar e integrar os alunos, também são objetivos da aula. (Mc 3:14) "E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar".

Se possível trabalhe com pequenos grupos. As discussões neles são mais produtivas. (Lc 9:28) "E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago,..."

Escolha as técnicas de ensino considerando: o nível de conhecimento do grupo, os objetivos propostos, o tempo disponível e o tipo de conteúdo a ser trabalhado.

Seja cuidadoso. Elabore seus recursos didáticos com capricho e beleza.

Seja crítico. Estabeleça ferramentas de avaliação da aula. Use técnicas diversificadas.

Pergunte-se sempre: o assunto discutido na aula foi adequado aos meus alunos? Isso será bom avaliador de seu desempenho.

Fique atento as reações dos alunos. Suas reações são o termômetro das aulas.

Não deixe a aula sem conclusão. Faça um resumo dos pontos principais. Transforme os objetivos em perguntas. Certifique-se se houve aprendizado.

Não fale para as paredes. Mantenha a ordem e a disciplina.

Mantenha-se no comando. Você é o líder e o responsável pela sala.

Lembre-se professor, você é um servo, Deus conta com você. Assuma esse compromisso com responsabilidade. (Lucas 9:62) - E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

Tenha sempre em mente que seu esforço será recompensado na eternidade, mas, busque resultados na vida de seus alunos, isso te encorajará prosseguir. (Hb 10:38) " E, se ele recuar, a Minha alma não tem prazer nele."

Postado por Prof. Nei Paulino às 10:04 0 comentários
Marcadores: DICAS PARA PROFESSORES
quarta-feira, 10 de março de 2010PARA REFEXÃO....

(II Reis 6:1) - E DISSERAM os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito.2 - Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide. 3 - E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei.

Nesse texto, está registrado uma história muito bela. O fato acontece em uma escola de profetas, escola essa em que o professor era nada mais nada menos que o próprio profeta Elizeu.

Os alunos tomaram uma iniciativa maravilhosa, eles começam a mostrar para o seu professor que eles estavam aprendendo muito bem a lição que era ensinada a eles. Eles decidiram trabalhar todos para aumentar o lugar em que eles moravam, que era a propria escola.

Nós podemos tirar algumas lições preciosas dessa história, e a primeira delas é que se existe um lugar bom para se encontrar pessoas para serem usadas na expanção do Reino de Deus aqui na terra, é justamente em uma classe onde se ensina o valor da Palavra de Deus. Aquela escola ensinava a Palavra do Deus Vivo, mostrava para seus alunos a impostância de nos entregarmos com toda disposição para o trabalho, a fim de ver com nossos próprios olhos o crescimento dessa obra maravilhosa!

Nos nossos dias, a escola bíblica dominical é um lugar exelente para Deus encontrar pessoas interessadas em fazer a obra.

Ensine aos seus alunos dizendo a eles que com toda certeza, a maioria dos grandes homens de Deus mostraram seu grande amor ao Todo Poderoso se dedicando ao estudo e a observancia da Palavra. Essa é a forma de nós conhecermos mais de Deus, e também mostrar a Ele que nós nos importamos com os ensinos que nos são passados pela revelação da verdade.

A sabedoria daqueles alunos não parou por aí. Agora, eles que já estavam decididos a trabalhar, e depois de pedirem a opinião de seu professor, fazem outro pedido especial: eles queriam a presença de Elizeu acompanhando eles nesse trabalho.

Como professor, nós temos que ter consiência de que nossos alunos nutrem grande admiração por nós, e tem que ser assim. então, trate de manter sua integridade e reputação de forma que você seja bem visto por eles.

Quando os garotos estavam envolvidos na tarefa, aconteceu um imprevisto: o machado, que nem do rapaz era, caiu dentro da água, e ele logo se angustiou. Porém, o mais lindo dessa história está por vir.

Quando Deus vê o interesse de pessoas aqui na terra por coisas relacionadas ao reino, Deus entra em cena. Eles estavam pretes a receber um ensino do próprio Deus. Essa lição é a mesma que Deus quer dar a cada um de nós, Ele quer que tenhamos a certeza de que se nós nos dispusermos a fazer a vontade Dele, usando nossos talentos, nossas forças e nosso tempo, nós podemos confiar, pois Ele vai nos mostrar que está disposto a intervir quando nós não tivermos condições de avançar.....

Portanto, não desanime, vá em frente, confie em Deus, e se alguma coisa estiver fora de controle, se prepare......

O nosso Deus está para nos ensinar uma grande lição. Nós podemos confiar, estamos seguros nas mãos Dele!

Por: Prof. Nei Paulino





Postado por Prof. Nei Paulino às 16:57 0 comentários
Marcadores: DICAS PARA PROFESSORES
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010Comentários Bíblicos
A paz do Senhor!

Irmãos, quero fazer algumas observações à respeito dos Comentários Bíblicos.
Comentários Bíblicos são obras que resultaram de uma vida inteira de pesquisas por parte de seus escritores. Os Comentários são ferramentas importantes para quem quer ter uma visão mais ampla sobre as Escrituras Sagradas, pelo fato de conterem informações extras como: históricas, culturais, políticas, além de expor com detalhes o contexto dos textos e a geografia dos locais onde se passaram as fatos que foram registrados. Muitas obras também já trazem as aplicações práticas (esses são excelentes para quem está começando a utilizar as informações dos Comentários Bíblicos) que são muito importantes para o leitor.
OBS: Sobre aplicação prática, ler arquivo "Para professores" publicado neste blog.
Entretanto, para usar tantas informações que são fornecidas pelos Comentários Bíblicos, é preciso alguma atenção.

Todas as informações devem ser usadas para edificação da igreja, então, já estou descartando a possibilidade de você decorar informações simplesmente para impressionar seus ouvintes, para mostrar que você é inteligente ou que você entende de Bíblia. Não faça isso!
É PRECISO TER SABEDORIA PARA USÁ-LAS! E sabedoria, nós todos sabemos que quem dá ao homem é Deus(Tg 1:5).
Se voçê estiver entendendo o que eu estou falando, já percebeu que o Comentário em si, não pode te ajudar. Você tem que depender de Deus!!! Vou te dar um exemplo:

(Isaías 45:11) - Assim diz o SENHOR, o Santo de Israel, aquele que o formou: Perguntai-me as coisas futuras; demandai-me acerca de meus filhos, e acerca da obra das minhas mãos.

O Comentário Bíblico WIERSBE - Antigo Testamento, traz essa informação:
"O profeta (Isaías) também chama o Senhor de SANTO DE ISRAEL pelo menos 25 vezes.
Jeová é o Deus do combate santo que se opõe ao pecado e que derrota o inimigo." (p.545).
Quero chamar sua atenção para o número de vezes que Isaías se refere à Deus pelo nome "Santo de Israel". São 25 vezes!
E daí, qual é a importância disso para a edificação da igreja?
Me desculpem os estudiosos e teólogos, mas a informação separada da graça e sabedoria de Deus, não tem valor para a igreja. Agora, é aqui que precisamos saber usar essas ferramentas, observe como tornar a informação útil para a igreja:

O fato de Isaías se referir à Deus usando essa expressão "Santo de Israel" pode muito bem ser o reflexo de um fato anterior e que acabou marcando sua vida:
Em Is 6:1-9, o profeta tem uma experiência extraordinária com a glória de Deus, onde ele vê Deus assentado no num alto e sublime trono, e os serafins clamando uns para os outros " Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos, toda terra está cheia de Sua glória." Então, todas as vezes que Deus se dirigia ao profeta, mesmo muitos anos depois do acontecido, era impossível para Isaías não lembrar daquela visão, e na sua mente, vinha logo estas mesmas palavras, Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exercitos, toda terra está cheia de Sua glória! Então a aplicação é essa:
AS EXPERIÊNCIAS QUE DEUS NOS DÁ, FICAM REGISTRADAS EM NOSSA MEMÓRIA E NOS MARCAM POR TODA NOSSA VIDA. É por isso que Isaías usava tanto essa expressão. Entenderam?
Sua função como professor é fazer seus alunos entenderem que a Bíblia Sagrada tem tudo a ver com a vida deles, e não somente um livro que foi escrito a milhares de anos por pessoas que viveram em países diferentes, que tinham culturas diferentes, falavam línguas diferentes, pois na verdade a Bíblia é a revelação de Deus para as nossas vidas, independente de épocas, etnias ou lugares. Assim fazendo, eles vão saber que podem encontrar na Palavra de Deus respostas, orientações e consolo em momentos de necessidade.

Por: Prof. Nei Paulino
Postado por Prof. Nei Paulino às 05:22 0 comentários
Marcadores: DICAS PARA PROFESSORES
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010Para professores e superintendentes
A paz do Senhor Jesus!

Meus irmãos, o ministério do ensino deve ser levado muito a sério, pois nós estamos mostrando as pessoas o valor da Palavra de Deus para as nossas vidas!
Meu primeiro conselho para quem está interessado em ingressar ou aperfeiçoar-se neste ministério maravilhoso, é que você consiga perceber que existe em seu coração um desejo desenfreado de buscar nas fontes de Deus (Biblia Sagrada) a água viva para saciar a sede de sua alma e do seu espírito, pois se você quer ter algo de Deus para os seus alunos e pessoas que convivem ao seu redor, você precisa antes de mais nada, ter experimentado dessas águas e conhecer o caminho que te leva á fonte.
Outro ponto importantíssimo é que não se pode desistir com facilidade, temos que ter a convicção de que recebemos de Deus esse chamado .
Eu ouvi uma linda história de uma jovem de 14 anos que decidiu ajudar dois vizinhos que tinham deficiência mental, a ler e a escrever. Depois disso, ela sempre encontrava outras crianças especias e continuou a ensiná-las. Alguns anos mais tarde,depois de ter ajudado muitos especiais a ler e escrever ela notou que sempre tinha alguns que tinham muita dificuldade para aprender. Um dia, ela cansada de ensinar alguns desses que não aprendiam com facilidade, procurou seu pai e lhe disse:
- Pai, o que eu faço quando eu dedico muito do meu tempo para ensinar uma criança e ela não aprende a lição?
Seu pai lhe perguntou:
Você já ensinou a lição direitinho?
Disse ela:
- Já!
Ele disse:
- E ele ainda não aprendeu?
Disse ela:
- Não!
Ele segurou em sua mão, olhou bem nos olhos de sua filha e lhe disse:
- Então continue ensinando!!!!!!!

Hoje ela tem 80 anos de idade e ainda continua a ensinando crianças especiais. Quando ela se depara com um aluno que tem dificuldade de aprendizado, ela sempre se lembra do conselho de seu falecido pai.
Esse exemplo deve ser tomado para nós, professores e superintendentes da EBD. Sempre vai haver algum aluno que tem mais dificuldade em aprender, e em algum momentonós, os professores podemos também querer desanimar, mais a nossa resposta tem que ser sempre a mesma:
Nós temos que continuar ensinando!!!

Por: Prof. Nei Paulino
Postado por Prof. Nei Paulino às 16:06 1 comentários
Marcadores: DICAS PARA PROFESSORES
Para professores...
Existem professores e professores.

Do meu ponto de vista, uma das maiores qualidades de um bom professor, é a capacidade que ele tem de extrair dos textos bíblicos as lições práticas contidas nos mesmos.
Vou explicar melhor:
Quando você lê um texto bíblico, você tem que estar certo de que neste texto, existe uma mensagem útil para você aplicar na sua vida. Se eu não encontrei essa lição prática que tem tanto valor para minha vida, é porque não recebi de Deus a revelação do texto sagrado.

Exemplificando:
(Gênesis 1:10) - E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
(Gênesis 1:12) - E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
(Gênesis 1:18) - E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
(Gênesis 1:21) - E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
(Gênesis 1:25) - E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
(Gênesis 1:31) - E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
(Gênesis 2:18) - E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

Aparentemente não existe muita coisa a ser extraida desse texto, APARENTEMENTE!
Chamo a sua atenção para o momento em que Deus termina cada momento da sua criação;
Toda vez que Deus termina uma parte do que estava criando Ele faz uma observação à respeito do que havia acabado de criar. Note: (Gênesis 1:10) - E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e VIU DEUS QUE ERA BOM.
Deus estava dizendo que o que Ele tinha acabado de fazer tinha ficado muito bom, não precisaria de retoques, de reformas, estava exatamente como Ele queria. No entanto, depois de criar o homem, a Palavra de Deus não dá o veredito dizendo: "e viu Deus que era bom!!! Mais Ele diz: NÃO É BOM
Deus faz uma observação relacionada ao homem,pois Deus sabia que o homem se sentiria só, que precisava de uma companheira da mesma espécie, mas mesmo assim Deus não fez isso na vida do homem. Ao contrário do que Deus já havia feito com toda natureza incluindo com os animais, onde Ele fez tudo da maneira que Ele queria ter feito de uma só vez, com o homem Ele trabalhou em duas etapas: Criou o homem primeiro, o homem sentiu-se sozinho, triste, sem alguém da mesma espécie para se relacionar, e então,só depois é que Deus se manifesta na vida de Adão.

APLICAÇÃO PRÁTICA: Deus não nos dá tudo o que precisamos de uma só vez!!!Na vida do homem, Deus prefere trabalhar por etápas. Deus sabe perfeitamente que você precisa de algumas coisas para ser feliz, mais Ele vai te dando aos poucos.Eu sei muito bem que existem nescessidades que ainda não foram sanadas na nossa vida, mais a questão é que Deus sabe muito bem como trabalhar, Ele sabe o momento certo de agir por você meu irmão!!! Então não precisa se preocupar, porque Deus ainda não deu a última palavra, mas vai chegar o tempo em que Deus vai decretar sobre a tua vida: " E VIU DEUS QUE ERA BOM",Deus vai completar a obra que Ele começou na minha e na sua vida, meu querido. Louvado seja Deus!! Aleluia!!!
Amados, com isso quero voltar a lhe dizer:
Sempre vai haver uma lição prática para ser extraída dos textos sagrados.
Preste atenção, não se trata de técnicas de interpretação de textos, estou falando de estar em sintonia com o Espírito Santo, pois assim você vai conseguir ouvir a voz de Deus a falar contigo. Amém!!!

Por: Prof. Nei Paulino
Postado por Prof. Nei Paulino às 16:00 1 comentários
Marcadores: DICAS PARA PROFESSORES
Postagens mais recentes Início