quinta-feira, 8 de abril de 2010

LIÇÃO 02 – Os Perigos do Desvio Espiritual


A paz do Senhor Jesus! Na primeira lição estudamos à respeito da chance oferecida ao pecador para se arrepender de sua vida de maldade. ("Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões e Tu perdoaste a maldade do meu pecado". Sl 32:5)

Nesta aula, dando seguimento ao assunto deste trimestre, veremos que apesar de existir um escape para os deslizes dos homens, inclusive para os cristãos, (ler I Jo 2:1), o crente deve ser cuidadoso em manter uma vida de santidade, reconhecendo todos os benefícios que nos foram dados pela graça de Deus (“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia” - I Co 10:12), pois se entrarmos pelo caminho da desobediência, da rebeldia e da ingratidão, podemos estar correndo a passos largos rumo a um grande abismo (a apostasia), ou se preferir, a morte espiritual. ("Porque o salário do pecado é a morte,..." Rm 6:23)

VERDADE PRÁTICA: Uma vida de pecados pode levar o cristão a um caminho sem volta, a apostasia.

PALAVRA CHAVE: Ingratidão à Deus

APOSTASIA: "Apostatar significa cortar o relacionamento salvífico com Cristo, ou apartar-se da união vital com Ele, e da verdadeira fé Nele. Sendo assim, a apostasia é possível somente para quem já experimentou a salvação, a regeneração e a renovação pelo Espírito Santo (Lc 8:13, Hb 6:4,5), não é simples negação das doutrinas do NT pelos inconversos dentro da igreja visível. A apostasia pode envolver dois aspectos distintos, embora relacionados entre si:


a) apostasia teológica: rejeição de todos os ensinos originais de Cristo e dos apóstolos ou de alguns deles ( I Tm 4:1, 2 Tm 4:3);

b) apostasia moral: aquele que era crente e deixa de permanecer em Cristo e volta a ser escravo do pecado e da imoralidade (Is 29:13, Mt 23:25-28, Rm 6:15-23, 8:6-13)" - (Conceito extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal, p. 1903)

Como se pode ver, os apóstatas são obrigatoriamente pessoas que já foram cristãos salvos. Esse fato parece espantoso, pois como pode alguém que conheceu a bondade e amor de Deus virar as costas para Ele de forma consciente?

Até mesmo Deus se mostrou inconformado com a situação do povo: (Jr 2:9) – “Portanto ainda contenderei convosco, diz o SENHOR; e até com os filhos de vossos filhos contenderei”.

É como se Deus estivesse dizendo ao povo: “como é possível, vocês já experimentaram da minha bondade, já viram os milagres que fiz para vocês estarem onde estão, conhecem o meu poder, quantas vezes dei livramentos para vocês e agora vocês mal se lembram de Mim?
Como pode? Deus havia feito tanto em favor deles, não dava para entender...Deus tinha livrado eles da escravidão do Egito, no deserto Deus tinha dado proteção, alimento, companhia, até que chegaram na terra prometida, um lugar maravilhoso, e depois disso, deixaram Deus de lado, e foram atrás de falsos deuses, criando um estilo de vida distante de Deus (Jr 2:13).

Tudo o que foi falado até o momento, nos faz pensar sobre algumas coisas:

Os israelitas estavam vivendo um momento abençoado, haviam tomado posse terra que era uma promessa feita à eles. Esse era para ser um momento de alegria com seus familiares e com Deus, no entanto eles preferiram se esquecer do Todo Poderoso. Uma vida de obediência à Deus nos coloca em lugares de proteção (Sl 91:1-16) ao passo que uma vida de desobediência ao Senhor, nos coloca em lugares perigosos. ("Certamente Tu os puseste em lugares escorregadios, Tu os lanças em destruição" Sl 73:18)

É lamentável saber que existem cristãos que não podem ser abençoados. Eles fazem de suas bênçãos, maldições para a vida deles e de seus familiares.

Em momentos de tribulação são crentes que oram, que buscam à Deus, que se submetem a vontade do Senhor, que estão sempre dispostos a fazer algo em prol do Reino, mas, se a situação ficar boa, se eles não tiverem dificuldades, eles vão se deixando levar pelo conformismo, pela falta de compromisso, pela falta de responsabilidade, e quando menos se espera, eles já se esqueceram das segundas feiras de oração, já não se interessam em ir aos cultos mais de uma vez na semana, pois eles pensam que já está bom demais indo aos domingos. E quando vão, ai do pregador se ele demorar um pouco mais no momento da oração final... Eles não vêem a hora de sair daquele culto “demorado”. Já cheguei a ouvir de um irmão o seguinte: “Deus não opera depois das 9 hs da noite!”, e dizia isso com uma convicção tremenda, como se ele tivesse razão dizendo aquilo.

Infelizmente, o que aconteceu com Israel no passado, pode ser facilmente notado no nosso meio. Pessoas que receberam libertação de vícios, receberam curas de enfermidades, foram alvos de toda sorte de bençãos, passado-se algum tempo, parece que se esquecem de tudo que receberam através da graça do nosso Pai. Nesses casos, Deus não vê outra alternativa a não ser deixá-los andar pelos caminhos perigosos, longe da proteção divina, onde os inimigos e o mal acabam tendo oportunidade na vida deles, só assim eles se lembrarão de Deus. Esse foi o método que Deus usou para restaurar Israel e é também assim que muitos cristãos tem vivido, infelizmente!

Precisamos estar atentos a nossa vida com Deus. Ele merece de nós toda atenção, respeito e gratidão. Nós não éramos nada antes de Ele nos alcançar. Tudo que temos foi dado pela imensa graça e bondade Dele.

Nós temos sempre que nos lembrar disso. ("Bendize ó minha alma ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o Seu santo Nome. Bendize ó minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios". Sl 103:1-2)
Essa é a chamada apostasia moral, mas não pára por aqui:

E o que dizer sobre a apostasia teológica. Quantos ensinos errados sendo passados ao povo! Quanta inovação no nosso meio! Como é fácil errar por falta de genuínos ensinos. Uma coisa é fato: O povo erra muitas vezes, porque os sacerdotes e profetas estão falando em seus próprios nomes e dizendo que estão à serviço de Deus. A única maneira de não sermos presa de falsos ensinos é perseverar na sã doutrina ("Tú porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem tens aprendido.' 2 Tm 3:14).

Por fim, o melhor conselho para cada um de nós, diante de tão grave assunto, não poderia ser outro, senão a voz do próprio Deus:
"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem". ( I Tm 4:16)
Boa aula!

Por: Prof. Nei Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário