domingo, 4 de abril de 2010

DICAS PEDAGÓGICAS


Professor, seja o exemplo! Mostre para os alunos o seu compromisso com Deus, sendo uma pessoa obediênte a Palavra. (I Tm 4:12b) , "...torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza".

Tenha prazer em ler e meditar na Palavra, pois esta é a maneira de se conhecer as Escrituras e ouvir a voz de Deus. (Sl 1:2) - "Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite".

Questione a si mesmo: dentro da lição proposta, o que meu aluno precisa aprender? A resposta será o conteúdo da aula.

Estude muito bem o conteúdo estabelecido. Pesquise, consulte a bibliografia.
(Rm 12:7) - "...se é ensinar, haja dedicação ao ensino".

Determine os objetivos da sua aula e lembre-se: eles são direcionados ao aluno.

Faça sempre seu plano de aula. Ele será seu roteiro e guia.

Conheça seus alunos. Fale a língua deles.
(Mc 4:26) - "E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra..."

Seja pontual. Chegue à sala a tempo de preparar seus materiais didáticos e aguardar a chegada dos alunos. Eles merecem seu carinho e atenção e assim você exercita a disciplina interior.

Faça sempre uma atividade inicial. Ela irá despertar o interesse do aluno para a aula.

Deixe claro para os alunos qual o assunto do estudo do dia. Eles precisam se preparar mentalmente para a aula.

Use estímulos visuais. Um bom recurso visual torna o assunto mais concreto.
(Mt 21:19) - "E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. 20 E os discípulos, vendo isto, se maravilharam..."

Professor, sua presença é muito importante na sala de aula. Use seu comportamento para variar a situação de estímulo, movimentando-se, mudando o tom da voz, gesticulando e interagindo com os alunos.

Não seja exibicionista, seja claro e direto nos assuntos expondo o conteúdo numa linguagem inteligível.

Procure observar a seqüência lógica dos assuntos. A aprendizagem precisa de ordenação. Um assunto deve ser pré-requesito para outro que o complementa.

Não esqueça que a aula é sobre assuntos espirituais que serão aplicados à vida cotidiana do seu aluno, por isso, relacione os conteúdos com a vivência deles
. (Mt13:33)
"Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado".

Faça atividades em grupo. Socializar e integrar os alunos, também são objetivos da aula.
(Mc 3:14) "E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar".

Se possível trabalhe com pequenos grupos. As discussões neles são mais produtivas. (Lc 9:28) "E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago,..."


Escolha as técnicas de ensino considerando: o nível de conhecimento do grupo, os objetivos propostos, o tempo disponível e o tipo de conteúdo a ser trabalhado.

Seja cuidadoso. Elabore seus recursos didáticos com capricho e beleza.

Seja crítico. Estabeleça ferramentas de avaliação da aula. Use técnicas diversificadas.

Pergunte-se sempre: o assunto discutido na aula foi adequado aos meus alunos? Isso será bom avaliador de seu desempenho.

Fique atento as reações dos alunos. Suas reações são o termômetro das aulas.

Não deixe a aula sem conclusão. Faça um resumo dos pontos principais. Transforme os objetivos em perguntas. Certifique-se se houve aprendizado.

Não fale para as paredes. Mantenha a ordem e a disciplina.

Mantenha-se no comando. Você é o líder e o responsável pela sala.

Lembre-se professor, você é um servo, Deus conta com você. Assuma esse compromisso com responsabilidade.
(Lucas 9:62) - E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

Tenha sempre em mente que seu esforço será recompensado na eternidade, mas, busque resultados na vida de seus alunos, isso te
encorajará prosseguir. (Hb 10:38) " E, se ele recuar, a Minha alma não tem prazer nele."

Nenhum comentário:

Postar um comentário