quarta-feira, 14 de abril de 2010

Lição 3 – Anunciando Ousadamente a Palavra de Deus


VERDADE PRÁTICA: A mensagem do evangelho de Cristo deve ser ouvida e praticada por todas as pessoas.

PALAVRA CHAVE: Arrependimento

Proclamação junto à porta do templo.

“As proclamações geralmente eram feitas em lugares públicos onde um grande trânsito de pessoas era esperado. As portas eram pontos de intensa atividade nas cidades antigas. Pela porta do templo passavam todos aqueles que tinham negócios a resolver no templo, inclusive quem se dirigia ali para oferecer algum sacrifício. Esse é o público alvo da proclamação de Jeremias”. (Comentário Bíblico Atos – Antigo Testamento, p. 668)

Com certeza, Jeremias estava em um lugar estratégico para que sua mensagem atingisse a todos que precisavam ouvi-la. Nesse momento, nota-se claramente uma atitude de total desprezo aos mandamentos de Deus por parte do Seu povo.

Os filhos de Israel estavam fazendo todas as perversidades que se podia imaginar: Oprimiam o estrangeiro, o órfão e a viúva; derramavam sangue inocente; andavam após outros deuses, furtavam, cometiam adultério, juravam falsamente e queimavam incenso a Baal (Jr 7:6,9).

Mesmo com essa lista interminável de pecados, eles tinham coragem de se apresentar diante de Deus, achando-se sem culpa, como se tudo estivesse na mais perfeita ordem. Eles não sentiam suas misérias sobre eles, não lamentavam seus pecados, não admitiam seus erros. Eles simplesmente iam ao culto normalmente, como se nada errado estivesse acontecendo, mostrando-se indiferentes à santidade de Deus!

Essa realidade infelizmente faz parte de nosso cotidiano. Nos dias que vivemos, temos presenciado muitos “cristãos” que insistem viver desprezando à Palavra do Nosso Deus.

Eles se debruçam sobre o pecado, e fazem isso às claras, na presença de fiéis e incrédulos, como se suas atitudes não tivessem nada de vergonhoso, e insistem nas suas condutas erradas manchando a pureza da igreja de Deus e a santidade do Senhor. O erro com certeza está no fato de não admitirem seus pecados e continuarem suas vidas ignorando as exortações dos pregadores, como aconteceu no passado.

Quando o cristão chega a esse estágio avançado, torna-se perigoso para ele! Enquanto estamos ouvindo a voz do Espírito Santo nos convencendo dos nossos pecados (Jo 16:8), ainda temos chance de sermos perdoados, mas, se não ouvirmos mais esse apelo, como poderemos nos arrepender de nossos pecados?

Querido, precisamos ser vigilantes nessa questão: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”. ( I Co 3:11), nós não podemos criar um evangelho que se enquadre naquilo que julgamos ser conveniente. Nós é que precisamos nos adequar à Verdade (Jesus Cristo, Jo 14:6), e isso serve para todos nós, tanto para as ovelhas como também para os pastores, caso contrário, estaremos perdendo nosso tempo vivendo na mentira.

É tempo de voltarmos a praticar o genuíno evangelho de Jesus, nos dedicando a fazer a vontade do Pai, a fim de alcançarmos a vida eterna. Se a nossa meta é essa: A VIDA ETERNA, precisamos nos lembrar das Palavras de Jesus. Um verso lindo para ser citado no momento é Mateus 11:12 que diz:” E desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele”. Amado, você tem empreendido força para entrar no Reino? Não podemos nos deixar levar pelo conformismo, pela falta de zelo! Temos que nos policiar para não entrarmos pela porta larga, temos que nos esforçar para conquistar a terra prometida! Anuncie isso para seus alunos! Dê um grito de “Aí vem o Noivo” e em nome de Jesus, voltemos ao primeiro amor!!!

TEMPLO DE SALOMÃO
Foi o primeiro Templo em Jerusalém, construído no século XI a.C., e funcionou como um local de culto religioso judaico central para a adoração a Javé, Deus de Israel, e onde se ofereciam os sacrifícios conhecidos como korbanot.

O Rei Davi, da tribo de Judá, desejava construir uma casa para Javé (YHWH), onde a Arca da Aliança ficasse definitivamente guardada, ao invés de permanecer na tenda provisória ou tabernáculo, existente desde os dias de Moisés. Segundo a Bíblia, este desejo foi-lhe negado por Deus em virtude de ter derramado muito sangue em guerras. No entanto, isso seria permitido ao seu filho Salomão, cujo nome significa "paz". Isto enfatizava a vontade divina de que a Casa de Deus fosse edificada em paz, por um homem pacífico. (2 Samuel 7:1-16; 1 Reis 5:3-5; 8:17; 1 Crónicas 17:1-14; 22:6-10). (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)

O templo trazia uma sensação de segurança para os filhos de Israel. Pensavam eles que pelo fato de estar situado em suas terras, Deus os protegeria de qualquer mal que pudesse atingí-los, não importando se eles estivessem sendo ou não fiéis à Deus. Hoje, cometemos o mesmo engano se não atentarmos ao que realmente Deus pede de nós.

A Palavra nos exorta a vivermos os ensinos do Mestre ( Tg 1:22).
Por exemplo: O fato de irmos ao culto, não quer dizer necessariamente que estamos em comunhão com Deus! Em Jo 4:19-24, Jesus ensina isso à samaritana quando ela se mostra em dúvida: " Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar". Ela estava preocupada com o lugar onde se deveria adorar, no entanto, Jesus nem perdeu tempo para explicar qual seria o melhor lugar porque na verdade, o que menos interessa é o local, e sim a atitude interior do adorador, " Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4:23).

Na verdade, temos sim que estar nos cultos, mas com uma atitude de verdadeiros adoradores, pois assim, teremos uma vida de bençãos. Não pense você que só por ser membro de uma denominação evangélica, ter credencial de obreiro, exercer algum tipo de atividade na igreja, congregar em um lindo templo, carregar um exemplar das Sagradas Escrituras isso será suficiente para convencer o Senhor do seu amor por Ele.

Nós precisamos ter uma vida com Deus, vivendo em oração, amando a Palavra de Deus, velando pela santidade, e tendo comunhão uns com os outros.

Para terminarmos, gostaria de lembrar as palavras ditas por Davi em um de seus Salmos:

" Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó". ( Sl 24:3-6)

Boa aula!!!

Por: Prof. Nei Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário