quarta-feira, 31 de março de 2010

Lição 01 - Jeremias, o Profeta da Esperança



A paz do Senhor!

Terminamos mais um trimestre, e esperamos que vocês tenham sido abençoados com as preciosas lições da ebd. Lembre-se sempre do que foi dito por intermédio de Tiago:
"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.(Tiago 1:22-25). Viva o que você tem aprendido, e então, você será abençoado!
Gostaria de lembrar aos nossos amigos, que estaremos postando toda semana - normalmente na noite de 5ª feira - o subsídio para as lições que serão ministradas neste trimestre. Essa "ajuda", nada mais é do que um simples resumo do assunto da lição, numa linguagem voltado para a aplicação prática desses temas, pois, do meu ponto de vista, nossos alunos precisam compreender a utilidade da mensagem bíblica para ser aplicada na vida deles. Que Deus possa nos dar sabedoria, unção e graça para ministrarmos mais um trimestre, e que esses ensinos sejam úteis para todos nós, a igreja de Cristo. E não se esqueça de nos ajudar fazendo um comentário ou deixando um recado nos dando um feedback sobre os artigos postados, pois assim, poderemos estar sempre aperfeiçoando e melhorando o conteúdo do blog.

Nesse trimestre, estudaremos o livro do Profeta Jeremias. Normalmente os cristãos não tem o hábito de ler os livros dos profetas, pois suas mensagens são um tanto "complexas", se é que posso usar essa palavra. Durante a ministração da primeira aula, nós falaremos à respeito da vida do profeta (quem ele era, como foi seu chamado, sua renuncia as honrarias que ele tinha direito, etc.), e mostraremos a situação do povo ( seus pecados, sua relutância em obedecer à Deus e a rejeição ao apelo de arrependimento por meio do profeta Jeremias, etc ).

VERDADE PRÁTICA:
Deus pode mudar a vida de qualquer ser humano, por pior que ele seja, e transformar sua vida completamente, passando de uma inevitável tragédia, para um glorioso triunfo, desde que o homem esteja disposto a ouvir a voz de Deus e mudar completamente sua maneira de viver.

PALAVRA CHAVE: ESPERANÇA
Israel passava por um de seus piores momentos no que diz respeito à obediência à Deus. Jeremias profetizou à nação durante os últimos anos de seu declínio, e por não terem dado ouvidos a palavra de Deus, sua queda foi inevitável. A mensagem de Jeremias era uma mensagem de esperança para o povo. Deus conhecia muito bem o pecado de seus pais no passado, sabia dos pecados da nação no presente, mas estava dando-lhes uma oportunidade para mudarem o futuro. (Jr 5:1) – “DAI voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora; e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém, ou se há homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei”. É justamente isso que o comentarista quer mencionar com o título da lição: O PROFETA DA ESPERANÇA.

A lição que deve ser tirada dessa história é que todo ser humano, por mais distante que ele esteja de Deus, e por mais rebelde e desobediente que ele seja, antes de Deus o entregar por completo nas mãos do inimigo, Ele vai dar uma chance para arrependimento. (II Cr 7:14) - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
O LIVRO DE JEREMIAS:

Esse livro profético revela que Jeremias, frequentemente chamado de "profeta das lágrimas", era um homem com uma mensagem severa, mas de coração sensível e quebrantado (8:21-9:1). Seu espírito sensível tornou mais intenso o seu sofrimento, à medida que a palavra de Deus ia sendo repudiada por seus familiares e amigos, pelos sacerdotes e reis, e pela totalidade do povo de Judá. Embora fosse solitário e rejeitado durante toda a sua vida, Jeremias não deixou de ser um dos mais ousados e corajosos profetas. Apesar da grande oposição, cumpriu fielmente sua chamada para advertir seus concidadãos de que o juízo divino estava às portas. Resumindo a vida de Jeremias, certo escritor disse: "Nunca foi imposto sobre homem mortal fardo mais esmagador. Em toda a história da raça judaica, nunca houve semelhante exemplo de intensa sinceridade, sofrimento sem alívio, proclamação destemida da mensagem de Deus e intercessão incansável de um profeta em favor do seu povo como se observa no ministério de Jeremias. Mas a tragédia de sua vida foi esta: pregava a ouvidos surdos e só recebia ódio em troca do seu amor aos companheiros" (Farley) ( BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL, p. 1079)

Jeremias foi escolhido por Deus antes mesmo de ter nascido (1:5). Isso indica que Deus tem motivos para nos trazer a esse mundo! Ninguém está vivo por acaso, Deus espera que o homem entenda que sua vida deve cumprir algum propósito que já foi estabelecido pelo próprio Deus. Então a regra é essa: "Você está vivo? Então Deus tem um plano na sua vida! Não duvide."

Um fato interessante é que Jeremias era de uma linhagem que lhe dava o direito de exercer o ofício levítico. Isso quer dizer que ele poderia ter tido uma vida bem agradável, pois os sacerdotes eram muito respeitados e tinham uma vida abastada.
O problema é que para participar de todas essas honrarias, ele teria que se acomodar com o pecado dos sacerdotes, teria que fazer "vista grossa" em relação a desobediência geral do povo, ou seja, ele não poderia denunciar o pecado da nação.
Ele abriu mão de uma vida abastada porém distante de Deus, e preferiu sofrer (mas com um pequeno detalhe, por amor à Deus). Que grande exemplo para nós. Enquanto muitos estão se vendendo por preço de banana, calam-se diante do pecado por causa de prestígio, de posição eclesiástica, grande riqueza e poder não conseguiram corromper esse servo de Deus, pense nesse grande exemplo! Não se engane irmão, Deus não compactua com o pecado! Perca todos os direitos, perca a oportunidade de ser honrado, de ser exaltado, perca tudo, mas não perca de vista a santidade de Nosso Deus, sejamos servos, sejamos santos, sejamos sal, sejamos luz neste mundo de trevas, pois assim,você estará sempre livre de qualquer embaraço para ser usado por Deus.

Por Prof. Nei Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário