sexta-feira, 19 de março de 2010

Lição 12 - Visões e revelações do Senhor


Um jornalista de um programa cristão norte-americano, entrevistando uma missionária muito conhecida por seus lindos trabalhos de ajuda e pregação aos necessitados na África, lhe perguntou:

- Conte-nos a respeito de sua chamada, se foi através de um sonho ou uma revelação. Muitos profetizaram para você? Ou foi alguma visão celestial? Conte-nos!

Ela respondeu com um ar de serenidade:

- Na verdade eu estava lendo a bíblia, e me deparei com um trecho que dizia assim: “ Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura,...”

Essa história é real e seus personagens também são reais. De um lado um jornalista cristão, que conhece bem sobre os assuntos espirituais. De outro, uma mulher que reconheceu a bíblia como a revelação de Deus para toda a humanidade, como verdadeiramente Ela (Palavra) é!.

VERDADE PRÁTICA:

A Palavra de Deus deve ser considerada como soberana sobre nossas vidas, por isso, não dependemos de qualquer tipo de “experiência sobrenatural” para conhecermos a vontade e o chamado de Deus para cada um de nós.

VISÕES, REVELAÇÕES E SONHOS ESPIRITUAIS OU SOBRENATURAIS

É interessante num primeiro momento fazer algumas considerações acerca dos termos "revelações, visões ou sonhos" numa perspectiva evangélica pentecostal.


Os referidos fenômenos dizem respeito a percepção extrasensorial (não dependem dos sentidos naturais da visão, do tato, da audição, do olfato ou do paladar) de imagens relacionadas com acontecimentos no presente mundo (Gn 37.5-10; Dn 2.36-49; Dn 7.1-28 ss) ou no porvir (Ap 20, 21, 22 ss), manifestas mediante o poder e a vontade Deus.

As revelações podem acontecer em estado de vígilia ou dormindo. Quando em estado de vigília, as revelações são geralmente chamadas de "visões espirituais, sobrenaturais ou proféticas". Quando durante o sono, são designadas geralmente de "sonhos espirituais, sobrenaturais ou proféticos."

Estes fenômenos espirituais podem estar relacionados com a vida de um indivíduo (At 27.23-25) com uma nação (Jr 1.13-16), com toda a humanidade (Dn 2), com a igreja (At 16.6-10; Ap 1.9-3.22), etc.

As revelações (visões ou sonhos) são manifestações atuais, não apenas fundamentadas em experiências subjetivas, mas na própria objetividade e clareza do texto bíblico:

"Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias e profetizarão." (At 2.16-18)

No mundo evangélico contemporâneo temos duas posições extremas sobre o presente assunto. A primeira nega totalmente a atualidade das revelações espirituais através de visões ou de sonhos, contrariando desta forma o texto bíblico acima citado. A segunda chega a colocar as revelações num patamar acima da própria palavra de Deus, e o profeta ou visionário acima da autoridade do pastor da igreja. Cabe neste segundo caso observar as advertências bíblicas encontradas em (Dt 13.1-4 e Gl 1.8-9).

Uma outra questão digna de advertência é o fato de alguns indivíduos tentarem dirigir a vida de outros, ou da própria igreja através de supostas revelações, visões ou sonhos. Sem falar, que muitos facinados por estes fenômenos são presas fáceis dos falsos profetas da atualidade. Nestes casos, geralmente a oração e a Bíblia são colocados em último plano (quando ainda são colocados) na busca pela vontade de Deus.

Muitas seitas e heresias surgiram fundamentadas em supostas revelações, visões ou sonhos de seus fundadores ou profetas.

É preciso discernimento espiritual nestas questões, pois pode-se negligenciar uma orientação realmente divina (1 Ts 5.19-22), ou dar ouvidos para aquilo que não procede de Deus.

(Texto em destaque de autoria do Pr. ALTAIR GERMANO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário