quinta-feira, 4 de março de 2010

lição 10 - A defesa da Autoridade Apostolica de Paulo


A paz do Senhor Jesus!


Queridos, na nossa caminhada cristã, nós passamos por momentos difíces, mas nós temos que ser decididos nos nossos objetivos.
Hebreus 10:23 diz : "Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu". Nos momentos tranquilos, nós sempre falamos que cremos em Deus, então, nos momentos difíceis, temos que continuar crendo e fazendo o que a Escritura nos ensina, reafirmar a nossa fé Nele, amém.

Subsídio Bíblico

Paulo estava sendo vítima de muitos ataques e de mentiras para manchar sua reputação. Ele se mostra nesse ponto da epístola, um ser humano como qualquer outro, e sente a pressão sobre ele. No entanto, nesse momento difícil é que um verdadeiro homem de Deus se mostra.
Paulo, por ser guiado pelo Espírito, sabia muito bem o momento de ser duro, mas também sabia ser amável quando a situação exigia.


Autoridade: Poder divino dado ao homem para vencer os ataques espirituais.

É importante deixar claro que todos os cristãos estão envolvidos em uma grande guerra, e essa guerra é espiritual. Não existe forma de lutarmos nessa guerra, se não tivermos as armas que combatem os espíritos que lutam contra nós, a igreja. Por isso, é interessante falarmos da autoridade que Jesus conquistou e transferiu para a sua igreja (Lc 10:19) , então, depois de envolver todos os alunos com essa verdade, falaremos sobre a autoridade apostólica, ou seja, a autoridade que está sobre nossos pastores e líderes.
Independente de acreditarmos ou não nessa guerra, ela está acontecendo. Pedro nos adverte para sermos sóbrios e vigilantes contra nosso inimigo (IPe 5:8), e Paulo diz que devemos nos revestir da força do Senhor.


De maneira bem simples, quero exemplificar o que é essa autoridade que Deus nos deu. As cidades antigas, tinham necessidade de construir muros altos para sua proteção. Quando Neemias começa a reedificar os muros de Jerusalém, eles estavam restaurando as defesas do povo contra os ataques de inimigos. Erigir os muros é também uma simbologia, que retrata a proteção divina sobre os filhos de Deus. Podemos dizer então que, autoridade espiritual tem a ver com a proteção de Deus sobre seus filhos, a fim de livrá-los dos ataques malignos.
Nosso inimigo sabe muito bem como nos atacar, e em contras partida, nós, os crentes, não nos preocupamos muito com essa guerra que estamos (ou deveríamos estar) travando contra o diabo e seus demônios.

Para isso, quero destacar uma das estratégias mais usadas por ele para nos atacar. Vejamos:
Gênesis 2:16 - E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, 17 - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 3:2 - E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, 3 - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. 4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.


A maneira mais usada por satanás para nos atacar, é colocando a dúvida em nossa mente. Nos versos acima fica claro que a serpente está confundindo a mulher.
Era exatamente isso que estava acontecendo em corinto. Através de falsos ensinos e de informações duvidosas sobre a autenticidade de Paulo como um verdadeiro servo de Deus, os falsos mestres estavam sendo usados por satanás para confundir a mente da igreja.
Aproveitando a situação, Paulo coloca às claras o que realmente estava acontecendo naquela igreja. Ele invoca a autoridade espiritual que revestia a vida dele, e diz que sua vida era guiada pelo Espírito, e não pela carne (I Co 10:23), querendo dizer que aquela batalha seria travada nas regiões celestiais.
Para fazer a dúvida, a confusão não achar lugar na nossa mente, Jesus deixou um exemplo simples, mais poderoso contra esses ataques. No deserto Ele foi tentado pelo diabo, e todas as vezes que o diabo tentava por a dúvida em destaque, Jesus tinha na ponta da língua sua resposta: ESTÁ ESCRITO! A única maneira de lutarmos contra a dúvida é pela Palavra. Coloque a Palavra no seu coração ( Sl. 119:11), medite Nela de dia e de noite e você irá vencer.

Autoridade de um apóstolo


A autoridade de um líder é resultado de uma vida de intimidade com o Senhor. É através dessa autoridade que se conduz a igreja de Cristo. Paulo tinha convicção de sua chamada, lutava para manter-se íntegro em todo o tempo e demonstrava um grande amor pela igreja. Como já foi dito, todos os crentes receberam autoridade de Deus, no entanto, a autoridade de um líder é dada para zelar da igreja, e mantê-la irrepreensível para o Dia do Senhor ( II Co. 11:2). Todo líder tem que ter a visão de que ele foi escolhido por Deus, e recebeu todas as armas necessárias para cuidar do rebanho do Senhor.

Por: Prof. Nei Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário