quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Lição 07 - Paulo, um modelo de líder-servidor

Meus irmãos, a arte de lecionar tem vários segredos, e é bem provável que alguns você conheça muito bem, já outros talvez, sejam novidade para você. Eu vou estar apresentando-os a vocês à medida que as lições forem exigindo.

Nesta lição, temos que tomar alguns cuidados especiais.

1°- Essa vale para todas as aulas que você for ministrar:
Eu não consigo conceber a idéia de que existem professores que se posicionam diante de seus alunos e não demonstram para eles como eles são preciosos. Pior que isso, é o professor reclamar a ausência de alunos para os alunos presentes! Eles não tem nada a ver com isso! Sua atitude deve ser parecida com essa:
Agradeça à Deus pela vida dos irmãos que não mediram esforço para estar presentes na sua aula. Diga-lhes que Deus vai recompensá-los! Diga a eles que fizeram bem em vir, pois hoje falaremos de um assunto maravilho!
Mostre aos seus alunos que você está feliz, pois você é um privilegiado por estar como porta-voz do Senhor Jesus, afinal é isso que você é! Comece sua aula feliz, satisfeito, mostrando gratidão à Deus e à seus alunos, pois esse é um momento importante. Você tem que se lembrar que é domingo, 8:30 da manhã. Não estou dizendo para você agir como um palhaço de circo ou um animador de platéia, estou dizendo para você colocar para fora toda alegria e satisfação que você tem em ministrar a Palavra de Deus. Meu querido, se você como professor não acredita no poder extrordinário da Palavra de Deus, acho que precisa pensar melhor se realmente você foi chamado para esse ministério! A Bíblia diz que na presença de Deus até a tristeza salta de alegria! Aleluia.

2°- Como a lição vai falar a respeito de nossos líderes, temos que ser cuidadosos com nossas palavras. Não podemos usar a sala de aula para criticar os líderes. Você está ensinando, e ensinar a seus alunos a serem críticos no sentido ruim da palavra, não seria muito sábio da sua parte. Nós precisamos reconhecer que a Igreja do Senhor é formada por pessoas que tem suas limitações, suas fragilidades, ( inclusive nós) e os líderes se encaixam no mesmo quadro. Eles possuem suas limitações e fragilidades, eles podem errar. Mais o que é mais triste, é saber que as críticas aos nossos líderes estão relacionadas a coisas tão pequenas, que até parece brincadeira. Uns não concordam com a maneira que o culto é conduzido, quem recebe oportunidade para cantar ou para pregar por exemplo. Outros acham que não era a hora certa para tirar a oferta. Uns não concordam com a consagração do irmão para diácono, etc, etc, etc. Temos que aprender a admirar os nossos líderes (e também nossos irmãos) pelas qualidades que eles têm, e não ser um crítico que observa minuciosamente a vida dos outros para encontrar suas falhas!
Se você vier procurar defeitos na minha vida vai encontrar um monte, mas não fique feliz não viu, porque se eu procurar defeitos em você, eu sei que vou encontrar um monte também. E é assim, nós somos humanos. Mas existe outra grande verdade que não pode ser esquecida: TODOS NÓS TEMOS QUALIDADES. Todos nós! Precisamos valorizar mais as qualidades dos nossos irmãos e perdoar mais as falhas deles (Colossenses 3:13) - Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
Deus não te escolheu por causa de suas falhas, Ele te escolheu porque enxergou o potencial que existe em você! Ele viu suas qualidades e ignorou de suas falhas. (Hebreus 10:17) - E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.
Seja sábio ao ministrar essa aula!

Subsídeo:

(Efésios 2:1) - E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
(Efésios 2:2) - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
(Efésios 2:3) - Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Existe uma diferença estratosférica se compararmos a vida de uma pessoa antes e depois da sua conversão. A mudança é tão radical, que Paulo disse que quem está em Cristo, é uma nova criatura (2 Co 5:17), ratificando o que Jesus havia dito para Nicodemos em João 3: 3. Desta forma, estamos afirmando que agora, os que estão em Cristo, andam por fé e não por vista.
Essa fé é extremamente necessária para o cristão, pois sem fé não creríamos em coisas tão fora da normalidade como cremos.
Ex: No sistema do mundo (os que andam por vista) se alguém quiser ser o maior, tem que ser o bom. Pelo sistema do reino de Deus, para ser o maior, tem que se tornar o menor (Lc 22:26). No sistema do mundo, quem quer ter, tem que ajuntar, já no sistema do reino, tem que dar (Lc 6:38). Pelo sistema do mundo, quem quiser ser o primeiro, tem que ser esperto, mas no reino de Deus, os últimos serão os primeiros ( Mt 9:35).
O mesmo fato acontece quando nós pensamos em um líder que tem que ser servo. No entendimento natural, carnal, não dá para ser um líder se eu não for alguém autoritário, alguém que dite as ordens, alguém que está sempre pronto a ser servido, mas não o contrário.
Mas a questão é que Jesus deixou o exemplo nos mostrando que um líder que se preze, tem que estar disposto a ser um servo. Ele coloca água em uma bacia e começa a lavar os pés dos seus discípulos e a enxugá-los (Jo 13:4-5). Jesus estava mostrando para eles que eles gozavam de uma consideração muito grande por parte do Mestre, e naquele momento, tenho por mim que Jesus conquistou de uma vez por todas o coração dos apóstolos. Eles ficaram boquiabertos com a atitude de Jesus, pois sabiam muito bem que essa era a tarefa do menor servo da casa. Jesus sabia muito bem que a liderança imposta não vale tanto se comparada com a liderança conquistada.
Jesus conquistou o nosso coração, e depois que nós nos apaixonamos por Ele, fica difícil não fazer o que Ele nos pede, não é mesmo.
Essa deve ser a atitude de um líder, conquistar o coração de seus liderados! E só se consegue conquistar alguém, se você demonstrar que ele é valioso, que você se preocupa com ele, que você sente alegria de estar perto dele! Seja um amigo de suas ovelhas, participe da vida deles, esteja com eles nos momentos de alegria, mas principalmente nos momentos de tristeza, de dificuldade, pois nós temos a tendência de nos lembrar muito mais daqueles que foram nossos companheiros em tempos se tribulação.
Tenha certeza que todos os métodos que Jesus usou são muito eficazes, faça como Ele fez e você vai ter ótimos resultados com os seus liderados.
O que acabei de escrever foi especialmente para os pastores, agora, vou falar um pouco sobre a atitude que os membros devem tomar.
A lição está relacionada à lideres que são servos. Isso significa dizer que nossos pastores estão sendo obedientes ao Mestre Jesus. Liderar não é uma tarefa fácil, mas mesmo assim eles foram fieis ao chamado de Deus. Liderar é renunciar muitas vezes momentos de lazer com seus próprios familiares para não deixar de lado as muitas responsabilidades e compromissos que eles têm. Liderar é abrir mão de seus projetos pessoais para dar prioridade aos interesses do reino de Deus. Muitos vivem (vivem não, sobrevivem) com suas pequenas rendas que não oferecem a eles e seus familiares uma vida mais confortável, mais digna. E mesmo assim, não deixam que as intempéries os tornem pessoas más, vingativas e egoístas.
(I Corintios 4:10) - Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis. 11 - Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, 12 - E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; 13 - Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos. 14 - Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados. 15- Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo.
Os crentes daquela igreja tinham o melhor pastor (Paulo) e muitos não valorizavam isso. Nós temos que reconhecer nossos líderes como servos do Deus Altíssimo e como pessoas que sofrem por nossas vidas, que gemem e muitas vezes, nós, aqueles por quem eles rogam, somos os que mais deixam de reconhecer e cooperar com eles.

Por: Prof. Nei Paulino

2 comentários:

  1. Olha! estas ojeçoes acima são de suma importancia. temos vistos isto acontecer diariamente em salas EBD. Professores ou lideres sempre reclamando de alunos faltosos,
    mas nao fazem nada para motivá-los à estarem
    em sala de aula. Muito bom o comentario.

    ResponderExcluir
  2. Varão ta muito bom o blog, hein..continue nessa tua força. Abraço

    ResponderExcluir