terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Comentários Bíblicos

A paz do Senhor!

Irmãos, quero fazer algumas observações à respeito dos Comentários Bíblicos.
Comentários Bíblicos são obras que resultaram de uma vida inteira de pesquisas por parte de seus escritores. Os Comentários são ferramentas importantes para quem quer ter uma visão mais ampla sobre as Escrituras Sagradas, pelo fato de conterem informações extras como: históricas, culturais, políticas, além de expor com detalhes o contexto dos textos e a geografia dos locais onde se passaram as fatos que foram registrados. Muitas obras também já trazem as aplicações práticas (esses são excelentes para quem está começando a utilizar as informações dos Comentários Bíblicos) que são muito importantes para o leitor.
OBS: Sobre aplicação prática, ler arquivo "Para professores" publicado neste blog.
Entretanto, para usar tantas informações que são fornecidas pelos Comentários Bíblicos, é preciso alguma atenção.

Todas as informações devem ser usadas para edificação da igreja, então, já estou descartando a possibilidade de você decorar informações simplesmente para impressionar seus ouvintes, para mostrar que você é inteligente ou que você entende de Bíblia. Não faça isso!
É PRECISO TER SABEDORIA PARA USÁ-LAS! E sabedoria, nós todos sabemos que quem dá ao homem é Deus(Tg 1:5).
Se voçê estiver entendendo o que eu estou falando, já percebeu que o Comentário em si, não pode te ajudar. Você tem que depender de Deus!!! Vou te dar um exemplo:

(Isaías 45:11) - Assim diz o SENHOR, o Santo de Israel, aquele que o formou: Perguntai-me as coisas futuras; demandai-me acerca de meus filhos, e acerca da obra das minhas mãos.

O Comentário Bíblico WIERSBE - Antigo Testamento, traz essa informação:
"O profeta (Isaías) também chama o Senhor de SANTO DE ISRAEL pelo menos 25 vezes.
Jeová é o Deus do combate santo que se opõe ao pecado e que derrota o inimigo." (p.545).
Quero chamar sua atenção para o número de vezes que Isaías se refere à Deus pelo nome "Santo de Israel". São 25 vezes!
E daí, qual é a importância disso para a edificação da igreja?
Me desculpem os estudiosos e teólogos, mas a informação separada da graça e sabedoria de Deus, não tem valor para a igreja. Agora, é aqui que precisamos saber usar essas ferramentas, observe como tornar a informação útil para a igreja:

O fato de Isaías se referir à Deus usando essa expressão "Santo de Israel" pode muito bem ser o reflexo de um fato anterior e que acabou marcando sua vida:
Em Is 6:1-9, o profeta tem uma experiência extraordinária com a glória de Deus, onde ele vê Deus assentado no num alto e sublime trono, e os serafins clamando uns para os outros " Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos, toda terra está cheia de Sua glória." Então, todas as vezes que Deus se dirigia ao profeta, mesmo muitos anos depois do acontecido, era impossível para Isaías não lembrar daquela visão, e na sua mente, vinha logo estas mesmas palavras, Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exercitos, toda terra está cheia de Sua glória! Então a aplicação é essa:
AS EXPERIÊNCIAS QUE DEUS NOS DÁ, FICAM REGISTRADAS EM NOSSA MEMÓRIA E NOS MARCAM POR TODA NOSSA VIDA. É por isso que Isaías usava tanto essa expressão. Entenderam?
Sua função como professor é fazer seus alunos entenderem que a Bíblia Sagrada tem tudo a ver com a vida deles, e não somente um livro que foi escrito a milhares de anos por pessoas que viveram em países diferentes, que tinham culturas diferentes, falavam línguas diferentes, pois na verdade a Bíblia é a revelação de Deus para as nossas vidas, independente de épocas, etnias ou lugares. Assim fazendo, eles vão saber que podem encontrar na Palavra de Deus respostas, orientações e consolo em momentos de necessidade.

Por: Prof. Nei Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário