segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Para professores...

Existem professores e professores.

Do meu ponto de vista, uma das maiores qualidades de um bom professor, é a capacidade que ele tem de extrair dos textos bíblicos as lições práticas contidas nos mesmos.
Vou explicar melhor:
Quando você lê um texto bíblico, você tem que estar certo de que neste texto, existe uma mensagem útil para você aplicar na sua vida. Se eu não encontrei essa lição prática que tem tanto valor para minha vida, é porque não recebi de Deus a revelação do texto sagrado.

Exemplificando:
(Gênesis 1:10) - E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
(Gênesis 1:12) - E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
(Gênesis 1:18) - E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
(Gênesis 1:21) - E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
(Gênesis 1:25) - E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
(Gênesis 1:31) - E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
(Gênesis 2:18) - E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

Aparentemente não existe muita coisa a ser extraida desse texto, APARENTEMENTE!
Chamo a sua atenção para o momento em que Deus termina cada momento da sua criação;
Toda vez que Deus termina uma parte do que estava criando Ele faz uma observação à respeito do que havia acabado de criar. Note: (Gênesis 1:10) - E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e VIU DEUS QUE ERA BOM.
Deus estava dizendo que o que Ele tinha acabado de fazer tinha ficado muito bom, não precisaria de retoques, de reformas, estava exatamente como Ele queria. No entanto, depois de criar o homem, a Palavra de Deus não dá o veredito dizendo: "e viu Deus que era bom!!! Mais Ele diz: NÃO É BOM
Deus faz uma observação relacionada ao homem,pois Deus sabia que o homem se sentiria só, que precisava de uma companheira da mesma espécie, mas mesmo assim Deus não fez isso na vida do homem. Ao contrário do que Deus já havia feito com toda natureza incluindo com os animais, onde Ele fez tudo da maneira que Ele queria ter feito de uma só vez, com o homem Ele trabalhou em duas etapas: Criou o homem primeiro, o homem sentiu-se sozinho, triste, sem alguém da mesma espécie para se relacionar, e então,só depois é que Deus se manifesta na vida de Adão.

APLICAÇÃO PRÁTICA: Deus não nos dá tudo o que precisamos de uma só vez!!!Na vida do homem, Deus prefere trabalhar por etápas. Deus sabe perfeitamente que você precisa de algumas coisas para ser feliz, mais Ele vai te dando aos poucos.Eu sei muito bem que existem nescessidades que ainda não foram sanadas na nossa vida, mais a questão é que Deus sabe muito bem como trabalhar, Ele sabe o momento certo de agir por você meu irmão!!! Então não precisa se preocupar, porque Deus ainda não deu a última palavra, mas vai chegar o tempo em que Deus vai decretar sobre a tua vida: " E VIU DEUS QUE ERA BOM",Deus vai completar a obra que Ele começou na minha e na sua vida, meu querido. Louvado seja Deus!! Aleluia!!!
Amados, com isso quero voltar a lhe dizer:
Sempre vai haver uma lição prática para ser extraída dos textos sagrados.
Preste atenção, não se trata de técnicas de interpretação de textos, estou falando de estar em sintonia com o Espírito Santo, pois assim você vai conseguir ouvir a voz de Deus a falar contigo. Amém!!!

Por: Prof. Nei Paulino

Um comentário: