domingo, 8 de janeiro de 2012

LIÇÃO 02 - A PROSPERIDADE NO ANTIGO TESTAMENTO



PROSPERIDADE: Qualidade de quem é bem sucedido, feliz, afortunado.

Na verdade, o termo PROSPERIDADE é abrangente. Para entendermos sobre seu significado real, precisamos destacar várias faces que juntas, nos permitem entender o conceito.

  • Bem estar físico/psíquico;
  • Bem estar social (relação com nossa família e amigos);
  • Acesso à educação (relaciona-se com uma auto-estima normalizada)
  • Poder de compra (riqueza) , e por último mas nem por isso menos importante;
  • Espiritualidade (relacionamento com Deus). Aqui estão envolvidas as questões morais e relativas aos valores que cultivamos.
A prosperidade pode ser comparada à um termo que é muito usado atualmente, a QUALIDADE DE VIDA do indivíduo, que também está relacionada à vários aspectos.

PROSPERIDADE NO ANTIGO TESTAMENTO.

Os ensinamentos Bíblicos contidos no AT levam em conta a mentalidade do povo que vivia naquela época. Deus usa a linguagem apropriada para ser entendido por eles .Num mundo onde não havia conhecimento de leis naturais, avanços tecnológicos e coisas deste tipo, onde as respostas que se tinham eram dadas através dos mitos (gregos e romanos),  exigia-se uma linguagem  inteligível por parte de Deus. Permita-me fazer uma comparação:
A história do povo de Deus pode ser comparada com o desenvolvimento de um homem, passando desde a infância até a velhice. No período do Êxodo, esta humanidade estava no estágio da infância. Para educar uma criança, usa-se métodos simples, porém muito eficazes. Um pai recompensa seu filho pela sua conduta correta e o pune quando comete erros. Deus estava educando o Seu povo desta forma. Em Deuteronômio 28, fica claro as recompensas (bençãos) advindos pela obediência e também as punições (maldições) decorrentes da desobediência. Da mesma forma que as simples e claras lições de um pai contribuem para a vida adulta de seu filho, as palavras de Deus em Deuteronômio contribuiriam para o desenvolvimento de Seu povo ao longo da história. Deus estava educando suas "crianças"

PILARES DA PROSPERIDADE.

Considere as frases:

1) "RIQUEZA É BENÇÃO DE DEUS E POBREZA É MALDIÇÃO." ou então,

2) "RIQUEZA É MALDIÇÃO E POBREZA É  BENÇÃO DE DEUS"

Provavelmente você já ouviu uma ou outra frase (ou talvez as duas) que tenta reduzir e simplificar este tema que não é tão simples. A questão é que podemos encontrar versículos para defender as duas frases. João 10:10 para  a frase 1, e Mateus 19:22-24 para a frase 2. Agora pense:

Se a prosperidade é resultado de uma vida de obediência (Dt 28:1), porque conheço cristãos devotos que não são prósperos?

Se a prosperidade é resultado de uma vida de obediência, porquê conheço ímpios que vivem de forma esplendorosa (Sl 73)?

Para responder estas e outras questões que surgem quando falamos neste assunto, precisamos entender os pilares sobre os quais se fundamentam a verdadeira prosperidade.
  • Favor de Deus: resumindo, pode-se dizer que são, saúde, inteligência (para administrar de forma prudente seus bens), dons (habilidades para o trabalho) e a sorte (ambiente favorável para seu sucesso).
  • Trabalho: Como forma de reconhecimento ao que recebeu de Deus, o homem utiliza dos benefícios  e aproveita a sorte vinda de Deus para trabalhar. 
Muitos cristãos são bons servos, oram, jejuam,  mas não entendem que é preciso trabalhar para serem prósperos. O favor de Deus está com eles, mas não percebem o valor do trabalho. Já conheci pessoas que dizem através de "visões e revelações" que "o Senhor me mandou trabalhar só na obra, vou viver pela fé". Esquecem-se que o Livro sagrado nos instrui a trabalhar, e que Deus abençoará a obra de nossas mãos Dt 28:12. Paulo nos adverte que se o cristão não quiser trabalhar, também não coma, II Ts 3:10.
Trabalho envolve eficiência, dedicação e responsabilidade. Além disso, a Bíblia  diz que o trabalho que realizamos para nosso patrão deve ser feito como se fosse para o próprio Deus (Cl 3:22-24). Alguns podem dizer: "Eu ganho pouco, por isso não faço um bom trabalho". Querido, se você não estiver satisfeito com o seu trabalho, aí é que você tem que trabalhar direito, pois só assim você poderá subir os "degraus" para sua ascenção profissional. 

RESUMINDO: A PROSPERIDADE,  É UM "PACOTE" E NÃO SOMENTE TER PODER DE COMPRA (DINHEIRO). É RESULTADO OU RECOMPENSA PELO TRABALHO DE SUAS MÃOS, E QUE SÓ FOI POSSÍVEL PORQUE DEUS LHE FAVORECEU.

Precisamos reconhecer os ensinos que são reflexo da teologia da prosperidade, e que não raras vezes encontramos até nos nossos púlpitos. A prosperidade não virá para a sua vida pelo fato de você ser simplesmente um dizimista fiel, nem tampouco porque você é um crente de oração. Não deixe de fazer sua parte dizendo que se Deus quizer, Ele pode me fazer prosperar, LEMBRE-SE, A PROSPERIDADE ESTÁ FIRMADA SOBRE DOIS PILARES: FAVOR DE DEUS E TRABALHO DO HOMEM.

FINALIDADES DA PROSPERIDADE.
  • Ajudar o necessitado: A ajuda ao necessitado faz parte da vida do genuíno cristão que compreendeu o propósito da prosperidade em sua vida. Existem tipos diferentes de cristãos na Igreja. Os que têm condição de trabalhar e trabalha, os que não tem condição de trabalhar (questões de falta de saúde ou um imprevisto qualquer) e os que tem condição de trabalhar mais não querem. Estes últimos, além de preguiçosos ou negligentes, estão até se aproveitando da boa vontade de muitos, e as vezes, tirando a ajuda de quem realmente precisa de assistência.
  • Recompensa do seu trabalho: Quem trabalha muito, merece muito! Isto é justo. Então, não há maldade no fato de usufruir do fruto de seu trabalho. (Dt 28: 12). Contudo, tenha cuidado para não se ensoberbecer! Reconheça a bondade de Deus e retribua esta bondade com os que necessitarem. Fazendo assim, você demontra gratidão à Deus e solidariedade ao próximo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário