quarta-feira, 21 de abril de 2010

Lição 04 - Chorando aos Pés do Senhor


A paz do Senhor Jesus!

Queridos, temos mais uma lição preciosa para explanar aos nossos alunos neste domigo. Aproveite bem desse assunto, e lembre-se sempre de fazer seus alunos entenderem o valor da lição para suas vidas. Myer Pearlman escreveu:

“…Você professor, tem que relacionar constantemente as partes das Escrituras comparando as histórias com as doutrinas, as profecias com seu cumprimento, os livros com os livros, o Antigo Testamento com o Novo Testamento, os tipos com os arquétipos (modelos, anotação nossa), para que o aluno aprenda que a Bíblia não é uma coleção de textos e de fatos separados, estanques, mas uma unidade viva, cujas partes estão relacionadas vitalmente umas com as outras, como os membros do corpo humano. Vimos depois que o professor precisa aplicar continuamente a lição à vida individual, e à coletiva, para que o aluno fique sabendo que todo ensino bíblico está relacionado com os fatos de sua vida. Nenhum ensino bíblico é teórico, sem aplicação prática.”

VERDADE PRÁTICA: Precisamos sentir em nossas vidas a tristeza que Deus sente no Seu coração por causa dos pecadores, pois assim mostraremos realmente nosso amor pelo próximo.

"Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva..."(Ez 33:11)


PALAVRA CHAVE:
Tristeza


SUBSÍDIO BÍBLICO

Neste momento, fica claro que apesar do amor de Deus pelo seu povo, o pecado da nação não ficaria impune. Deus já havia dado a oportunidade para arrependimento, no entanto, sem ter alcançado um resultado positivo.

Jeremias sabia do futuro da nação rebelde, e estava triste pelo que iria acontecer. Por ser ele um grande homem de Deus, alguém que zelava pela obediência à Palavra, que valorizava a santidade e o temor ao Todo Poderoso, ele não se alegrou com o castigo divino, ele lamentou esse triste fato.


O profeta nos dá uma grande lição: Quando as pessoas estão ignorando a Deus, brincando de ser cristãos, desprezando os conselhos e advertências que sempre são dados através da Palavra, nós não podemos nos alegrar com o castigo de Deus aos desobedientes, muito pelo contrário, temos que sentir tristeza em vê-los caminhando para a morte! Uma pessoa que sente alegria em ver o seu próximo sofrendo algum tipo de correção, no mínimo está errado!


Esse fato é de extrema importância: Muitas vezes estamos presenciando atitudes terríveis de desobediencia à Deus, mas de outro lado, vemos pessoas que se dizem apologistas, criticando e discriminando esses que andam errados. Nesta lição, o exemplo que Jeremias nos dá, não é de uma pessoa crítica, que pensa ser dono da verdade (e infelizmente temos muitos desses, diga-se de passagem), também não é de alguém que se coloca em posição de superioridade para apontar o erro alheio como se ele fosse o único ser perfeito da terra! Alguns exageram tanto, que sem perceber acabam sentando no trono do JUSTO JUIZ, e lançando seus juízos imperfeitos sobre os outros.

Quero lembrar as Palavras do Senhor Jesus registradas em Mateus 7, que diz assim:

"NÃO julgueis, para que não sejais julgados. 2-Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 3- E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 4-Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? 5 - Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.



Amados, nós não temos o direito de julgar ninguém, e mesmo que alguém diga que existe uma maneira correta para fazer isso, devemos preferir mostrar uma atitude de LAMENTO E DE CHORO! Nenhum ser humano consegue mudar outro ser humano. Esse papel é exercido exclusivamente pelo Espírito Santo de Deus!!! Nós precisamos voltar a nos orientar pela PALAVRA DE DEUS, e nos firmar nesses conceitos, deixando de lado os ensinos e conceitos humanos que passam longe da Verdade de Deus.



Irmão, não despreze a Palavra de Deus! O significado desses versículos é muito simples: Nós não temos condição nenhuma de julgar os outros! Nossas imperfeições, na maioria das vezes nos farão errar na hora que julgarmos! Então, é melhor seguir o conselho de Jesus e o exemplo de Jeremias.


O conselho que a lição está nos passando é justamente esse: PRECISAMOS CHORAR MAIS mostrando o nosso amor pelo próximo, precisamos LAMENTAR O DESVIO ESPIRITUAL DESSA GERAÇÃO, precisamos CLAMAR À DEUS PELAS PESSOAS QUE AINDA NÃO CONHECEM O PAI!!! É ISSO QUE DEUS ESPERA DE CADA UM DE NÓS, COMO DISSE O COMENTARISTA DA LIÇÃO : NENHUMA LÁGRIMA PODE SER POUPADA.

Quero terminar esse comentário não com minhas palavras, pois elas de nada valem, mas quero terminar com as PALAVRAS DO PRÓPRIO DEUS, Palavras estas que concordam plenamente com a lição em destaque, e elas tem autoridade para orientar-nos a fazer o que é correto:

"Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?" (Joel 2:17)

Por: Prof. Nei Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário